Blog

Como a URE Barueri apoia a reciclagem local

Como a URE Barueri apoia a reciclagem local

Cidades são organismos complexos, que necessitam de soluções integradas para a resolução de desafios, como a gestão de resíduos. Reciclagem e geração de energia, são algumas das soluções que devem caminhar juntas. É por isso que, a Usina de Reaproveitamento Energético, URE Barueri apoia a reciclagem local através do seu programa de Comunicação Social.

Uma Usina de Reaproveitamento Energético, conhecida também como Waste to Energy, é um local de tratamento de resíduos sólidos urbanos, que se utiliza da queima segura e controlada dos rejeitos para a geração de energia renovável.

Barueri será a primeira cidade do Brasil a receber essa planta, com inauguração prevista para 2027, mas que já está atuando desde 2024 no incentivo da melhora no sistema de separação de resíduos na cidade.

Como a URE Barueri apoia a reciclagem local

O Programa de Comunicação Social da URE Barueri tem como principal objetivo desenvolver a reciclagem local, por meio de diálogo com a comunidade, educação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a URE Barueri, Orizon VR e Mandū Inovação Social, e contou com quatro etapas:

1- Entendimento do território e da comunidade

Levantamento de dados e mapeamento do bairro Aldeia, em Barueri, incluindo escuta ativa e diagnóstico das percepções de 95 moradores, para compreensão dos principais desafios e oportunidades na região.

2 – Promoção de conhecimento e estímulo à educação ambiental 

Conscientização sobre a coleta seletiva e sustentabilidade do bairro mediante palestras em escolas, campanha educativa no Instagram, criação de uma cartilha digital e folder sobre práticas sustentáveis.

Neste processo foi criada a cartilha de Educação Ambiental com foco na coleta seletiva, que será utilizada na formação de professores do ensino municipal, dessa forma, 330 alunos serão impactados pelo programa educativo.

3 – Apoio estratégico para o desenvolvimento da Cooperyara, cooperativa de reciclagem em Barueri 

Identificação de pontos fortes e desafios da cooperativa, iniciativa da Mandū Inovação Social que conecta diversas cooperativas e grupos produtivos apoiando formações especializadas em liderança.

4 – Ampliação do alcance e clareza das informações sobre a URE

Desenvolvimento de roteiro e imagens que resultou em um vídeo educativo sobre o funcionamento da URE, com foco em ampliar a compreensão do projeto pela comunidade.

Incentivo a Cooperativa Cooperyara

A Cooperativa Cooperyara foi criada em 2002, visando regularizar o trabalho de 80 pessoas que trabalhavam no aterro sanitário da região. Contam com 51 membros, dois galpões com esteiras e equipamentos, para coleta e triagem de materiais recicláveis como papelão, alumínio e plástico.

Entre os desafios da cooperativa está a necessidade de expandir a capacidade de coleta, melhorar a infraestrutura, investir em melhorias estruturais e na gestão de produção, e sustentabilidade financeira.

Ao diagnosticar as necessidades, a URE Barueri, com a  Mandū Inovação Social, desenvolveram uma ação de adesivagem do caminhão para melhorar a identificação da cooperativa entre a comunidade, como também uma capacitação em liderança para o corpo diretivo da Cooperyara.

Durante o encontro, foram discutidos temas centrais como:

  • Liderança participativa: práticas de escuta ativa e tomada de decisões coletivas.
  • Mediação de conflitos: técnicas para promover soluções eficientes e construtivas.
  • Protagonismo coletivo: estímulo ao engajamento dos cooperados nas ações do dia a dia.

A ação reflete o compromisso da URE Barueri em fortalecer a atuação da Cooperyara na coleta seletiva e na reciclagem no município, promovendo a inclusão social e impulsionando a economia circular local.

Após essa ação, a URE Barueri segue se comprometendo constantemente com a educação e conscientização ambiental na região, assim como na gestão circular e correta de resíduos. Acompanhe as ações em tempo real no Instagram.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas