Blog

Desafios da Gestão de Resíduos em Grandes Centros Urbanos

Destinar corretamente os resíduos produzidos na sociedade moderna é uma ação complexa, especialmente em um grande país como o Brasil. Porém, enquanto nas zonas rurais temos obstáculos como falta de rotas de coleta bem estruturadas, nos grandes centros urbanos os desafios da gestão de resíduos são outros.

O problema do lixo nos grandes centros urbanos

Os grandes centros urbanos são os locais com maior produção de resíduos sólidos. No Brasil, por exemplo, podemos ver através do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da ABREMA, que a região que mais gerou resíduos sólidos urbanos foi o Sudeste, onde estão concentradas as cidades mais populosas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

RegiãoGeração de RSU
Norte6.033.015 t
Nordeste20.011.742 t
Centro-Oeste6.195.047 t
Sul8.767.903 t
Sudeste39.949.760 t

Este padrão se dá não apenas pela concentração de pessoas, mas também pelo fato de que são nessas regiões onde os comércios e indústrias estão presentes.

Ainda, os impactos são perceptíveis na qualidade de vida destas grandes cidades:

  • O descarte irregular entope bueiros, agravando as enchentes nestes locais.
  • A proximidade da população com os resíduos aumenta o risco de doenças, especialmente aquelas transmitidas por vetores, como ratos.
  • A qualidade da água e do ar cai em regiões onde não há coleta regular.
  • A poluição do ar aumenta devido à emissão de gases de efeito estufa. 

Desafios da Gestão de Resíduos em Grandes Centros Urbanos

A Gestão de Resíduos Urbanos em Grandes Centro Urbanos enfrentam desafios como alta demanda, dificuldade no transporte dos resíduos, falta de espaço para tratamento, descarte inadequado e poluição.

Alta Demanda

A geração de resíduos nas grandes cidades se deve não apenas pelo tamanho da população, mas também devido ao comportamento de consumo, como o uso de entrega a domicílio, que gera uma grande quantidade de embalagens.

Essa característica torna ainda mais desafiador não apenas a coleta, mas a disposição final do material.

Dificuldade No Transporte Dos Resíduos

A logística de coleta dos resíduos pode ser um desafio, especialmente nos bairros onde não há estrutura nas vias urbanas para a passagem do caminhão de coleta. 

Pela falta de espaço para a disposição final dos resíduos, é comum que grandes cidades precisem encaminhar seu material para outros locais, gerando mais custos e emissão de carbono no transporte.

Falta De Espaço Para Tratamento

Atualmente, no Brasil, os resíduos destinados de forma correta são levados para os aterros sanitários, que demandam uma grande área para o tratamento do material recebido, além de precisarem de uma área de, no mínimo, 500 metros de distância de regiões urbanizadas.

A necessidade de um grande espaço para o tratamento dos resíduos dificulta a construção de aterros sanitários dentro das grandes cidades, sendo necessária a parceria com cidades vizinhas para a destinação correta.

Em 2027 o Brasil receberá a sua primeira Usina de Recuperação Energética, Waste to Energy, uma solução de tratamento de resíduos e geração de energia renovável utilizada em grandes centros em diversos países. 

Descarte Inadequado e Poluição

O descarte inadequado de resíduos nas áreas urbanas acontece em regiões onde não há uma infraestrutura adequada para receber o lixo produzido pela população.

Este desafio gera poluição, tendo como consequência doenças trazidas por animais vetores, enchentes devido ao entupimento dos bueiros e contaminação da água e do solo da região.

Nota-se, portanto, que para superar os desafios da gestão de resíduos em grandes centros urbanos, é necessária uma atuação conjunta, entre sociedade, setor público e privado, para melhorar os sistemas de descarte e coleta, educar a população e criar alternativas mais eficientes para as metrópoles.

Ferramentas como a economia circular, que não enxerga o consumo como linear – onde se produz, consome e descarta -, mas sim como um ciclo  em que se produz, consome e retorna para a cadeia produtiva, são grandes aliados na criação de um sistema de gestão de resíduos mais eficiente e sustentável.

Barueri Energia Renovável

A Barueri Energia Renovável, uma Usina de Recuperação Energética, é uma solução inovadora e eficiente para o tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), principalmente  em grandes centros urbanos com pouco espaço disponível. 

Combinando tecnologia de queima controlada e rigoroso tratamento de gases, a URE transforma resíduos, antes considerados passivos ambientais, em energia elétrica renovável, contribuindo para a sustentabilidade e a diversificação da matriz energética. 

A URE Barueri é a primeira planta de Waste to Energy da América Latina e representa um avanço significativo no setor, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, além de fortalecer o uso de mecanismos como Créditos de Carbono e de Reciclagem. 

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas