Primeira Usina Waste To Energy da América Latina!
A Recuperação Energética é um processo de tratamento de resíduos sólidos que gera energia elétrica.
A tecnologia waste to energy é uma alternativa sustentável para o descarte ambientalmente correto de resíduos para grandes centros urbanos, reduzindo a necessidade de transportar o resíduo sólido urbano (RSU) em distâncias cada vez maiores.
As UREs (ou Unidades de Recuperação Energética) contribuem com a Economia Circular ao transformar os resíduos que seriam apenas descartados em energia limpa e renovável!
Energia que vem do lixo!
Está em construção na cidade de Barueri, no estado de São Paulo, a nossa Unidade de Recuperação Energética que entrará em operação em 2025.
O empreendimento processará em torno de 300 mil toneladas de resíduos sólidos por ano, valorizando o lixo de aproximadamente 850 mil habitantes, e transformando em energia limpa suficiente para suprir a demanda de cerca de 320 mil pessoas!
A solução, que já é utilizada em países desenvolvidos, atende aos mais rígidos e tecnológicos padrões de segurança do mundo!
Entenda o ciclo do resíduo
A produção de resíduos domésticos e industriais ocorre diariamente. Com a separação correta, os processos de reciclagem, reaproveitamento e geração de energia limpa podem ser agilizados.
1 - CIDADES / INDÚSTRIAS
Ocorre a geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) pelas cidades e indústrias.
2 - Coleta Municipal
A coleta comum e a coleta seletiva são encarregadas pelo transporte dos resíduos.
3 - Triagem Resíduos
Os resíduos encaminhados para a Coleta Seletiva seguem para cooperativas da cidade, que farão a separação final.
4 - Ure Barueri
O que não pode ser aproveitado nos processos anteriores é encaminhado para a Ure Barueri.
5 - Geração de Energia
Com a tecnologia da URE, os resíduos são transformados em energia!
URE BARUERI – BENEFÍCIOS
Conheça os benefícios da Unidade de Recuperação Energética de Barueri
Destinação de resíduos de maneira ambientalmente correta
Aproveitamento energético do Resíduo Sólido Urbano
Geração de energia renovável
Reduz as emissões de gases causadores do efeito estufa
Recolhimento de impostos ao município de Barueri
Reduz o transporte do RSU a longas distâncias
Economia a médio o longo prazos nos recursos dispendidos com destinação final (transporte e disposição de resíduos)
Redução das perdas do Sistema Interligado Nacional, com a geração de energia elétrica próximo ao centro de consumo
Somar esforços, junto com o município, na gestão dos resíduos sólidos urbanos
Destinação de resíduos de maneira ambientalmente correta
Aproveitamento energético do Resíduo Sólido Urbano
Geração de energia renovável
Reduz as emissões de gases causadores do efeito estufa
Recolhimento de impostos ao município de Barueri
Reduz o transporte do RSU a longas distâncias
Economia a médio o longo prazos nos recursos dispendidos com destinação final (transporte e disposição de resíduos)
Redução das perdas do Sistema Interligado Nacional, com a geração de energia elétrica próximo ao centro de consumo
Somar esforços, junto com o município, na gestão dos resíduos sólidos urbanos
Perguntas frequentes
A tecnologia Waste to Energy (WtE), utilizada nas UREs, estão consolidadas e reconhecidas mundialmente como uma destinação correta para o lixo, esta situação passa a ser interessante em grandes centros urbanos onde o espaço escasso e o custo logístico até os aterros sanitários viabilizam a instalação de uma URE. O que ocorre na Europa, é que, como este tipo de instalação começou ser empregado a mais de 30 anos, tais unidades passaram por processos de retrofit e se uniram, aproveitando espaço, melhorando os equipamentos e a logística envolvida, obtendo uma capacidade de processamento maior.
A URE foi desenvolvida considerando uma parada anual, para manutenção, pelo período menor que 1 mês. Neste período o lixo será destinado para os mesmos aterros sanitários que são enviados atualmente.
A escolha do local de implantação, se deu devido a proximidade com a unidade de tratamento de efluentes de Barueri (SABESP) e com a linha de transmissão pública de energia. O conselho consultivo da APA, várzea do Rio Tietê foi favorável a implantação do empreendimento devido toda sua APP estar descaracterizada, já a APP do Rio Cotia será revitalizada e preservada, com o plantio de árvores nativas.
O estudo de impacto no tráfego local revelou a quantidade de 10 caminhões no pico de viagens diárias para URE. considerando os diferentes trajetos disponíveis, aliado ao desencontro do pico de viagens dos caminhões com o pico de utilização comum das vias de acesso, apontam que não haverá impacto significativo no tráfego.
O bunker, onde será depositado o lixo, é totalmente fechado e seu interior trabalhará sob pressão negativa devido um sistema robusto de exaustão, que irá direcionar o ar para o tratamento de gases.
A tecnologia waste to energy (WtE) obedece aos padrões mais rigorosos do mundo no tratamento e liberação de gases. Este padrão associado à legislação vigente específica garante proteção à saúde e ao meio ambiente. A fumaça que sairá da chaminé é totalmente controlada e não causará danos à saúde da população, todo processo será monitorado de forma online, em tempo integral pela CETESB.
A URE será um complemento do ciclo de reciclagem do lixo, atuando na fase final, tratando apenas o que não foi aproveitado nas etapas primárias deste ciclo (reuso, reciclagem, compostagem, etc).
As cinzas, que representam entre 15 e 18% do material que entra na caldeira, serão transportados para aterros sanitários devidamente licenciados.
O terreno da URE Barueri não está em sua totalidade em áreas de preservação ambiental. A parte que integra a APA do Rio Tietê já se encontrava descaracterizada, tendo o parecer positivo para utilização pelo Conselho da Várzea do Rio Tietê, mesmo assim serão realizadas todas as compensações exigidas. Quanto à APP do Rio Cotia, será preservada.
Não haverá impacto significativo no trânsito gerado pela URE Barueri. Foi realizado um estudo de impacto nas vias e foi verificado que os níveis de tráfego continuarão com índices A e B (ótimo e bom, respectivamente).
Não, a URE Barueri prioriza e respeita a importante cadeia de reciclagem, que gera emprego e renda, resultando no menor impacto da utilização dos recursos naturais. O tratamento térmico é uma alternativa tecnológica para tratar resíduos que não são encaminhados à coleta seletiva, sendo complementar às maneiras já existentes.
As cinzas do fundo da caldeira, que representam de 12% a 15% dos resíduos, serão encaminhadas para um aterro sanitário classe 2. As cinzas do tratamento de gases, representando aproximadamente 3%, serão encaminhadas para um aterro classe 1.